História da Câmara Municipal

por adm publicado 09/06/2021 15h55, última modificação 09/02/2022 15h00
Câmara Municipal de Congonhal é o órgão legislativo do município Congonhal, Minas Gerais. Composta por 09 vereadores.

O Poder Legislativo em Congonhal remonta de 25 de Novembro de 1.947, pela vitória dos senhores Mário Silveira e Benedito Isaias de Lima, popular e carinhosamente conhecido por “Carbone”, congonhalenses eleitos vereadores para a Câmara Municipal de Pouso Alegre – MG – quando Congonhal era distrito daquele município. Aos 02 de Fevereiro de 1.955 foram empossados o primeiro prefeito de Congonhal, Sr. Mário Silveira, seu vice Sr. Fernando Domingues Filho e os seguintes vereadores:

• Tarciso de Assis;
  • Geraldo Vicente dos Santos (S. Geraldo Corrêa);
  • José Olímpio de Oliveira;
  • Benedito Inácio Franco;
  • José dos Reis – Presidente - ( José Jordino);
  • Benedito Pedro dos Santos;
  • Joaquim Nelson de Morais;
  • Paulino Venâncio Coutinho e
  • José Francisco da Silveira

Juizes de Paz: José Bernardes de Sousa e José de Oliveira Muniz. O evento se deu nas dependências da edificação que pertencia ao Sr. José Dionísio da Silveira, situada à Rua Silviano Brandão, nº 489, o qual cedeu para funcionamento dos órgãos públicos, que aí ficaram até o segundo mandato do Sr. Mário Silveira (1.963 - 1.967), quando foi construído na Rua Prudente de Morais, nº 76, o prédio que hoje abriga a Câmara Municipal de Congonhal.

O atual prédio da Câmara Municipal de Congonhal foi construído entre os anos de 1.963 a 1. 966, no segundo mandato do prefeito Sr. Mário Silveira. Inicialmente no local funcionavam a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Nos anos de 1.971 e 1.972, no primeiro mandato do prefeito Sr. Gerson da Silva, foi construído um prédio, destinado à prefeitura, ao lado da Câmara Municipal, ficando o outro somente para funcionamento da Câmara, o que veio a ocorrer no ano de 1.996

A título de enriquecimento desta matéria, constam registrados os Projetos de Lei Nº 14 (16/05/55) o qual “Fixa ajuda de custas ao vereador”; Projeto de Lei Nº 26 (10/1.955) o qual “Autoriza aquisição de máquina de escrever para a Câmara” e Projeto de Lei Nº 38 (02/12/55) o qual “Autoriza a aquisição de móveis e utensílios para a Câmara.”

historia img